separação de misturas
Esse trabalho tem como principal objetivo mostrar as diversas formas de separação de mistura, tanto de mistura homogênea quanto heterogênea, utiliza-se vários métodos de separação.
Introdução: Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até complicada "destilação fracionada".
MISTURAS Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes. Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação, etc). Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as "fases" (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação, etc), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância, passando a ser então, uma substância homogênea).
Abaixo está a lista de métodos utilizados para separação de misturas:
Sedimentação
A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase (por exemplo, água misturada com areia). A técnica consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada (densa), e a mais leve ficará concentrada na parte de cima. Quando as partículas das substâncias são muito pequenas, demoram muito para sedimentarem.
Decantação
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância maisleve (que fica em cima), em outro recipiente.
Um processo