Separação de misturas
1 INTRODUÇÃO
Na natureza, dificilmente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separações químicas para obtenção separada de cada uma das substancias puras que deram origem a mistura.
Para a separarmos os componentes de uma mistura utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esse processo consiste em isolar os componentes que constituem a mistural, esse isolamento pode ser feito manualmente e não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a escolha dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.
2. SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
Uma mistura é dita heterogênea quando é possível ver os elementos compostos, ou seja, apresenta duas ou mais fases. Esta mistura é caracterizada por componentes que estão misturados, porém não dissolvidos. Por exemplos: água + óleo + areia.
A visualização de uma mistura heterogênea não é, necessariamente, vista apenas a olho nu, isto é, suas fases podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Por