Separação de Misturas
1. RESUMO
Realizar alguns experimentos no laboratório químico, com o objetivo de obter a separação de diferentes tipos de misturas e com isso utilizar métodos de separação e conhecer métodos para separar esses sistemas. Nos experimentos realizados, foram separadas substancias homogênea e substancias heterogênea, sendo utilizados os processos de separação básicos como filtração simples, decantação e centrifugação.
2. INTRODUÇÃO Mistura é constituída por duas ou mais subtâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As misturas podem ser homogêneas, quando não é possível identificar os componentes, formando neste caso uma única fase; ou heterogênea, quando é possível identificar os componentes, formando duas ou mais fases. As misturas podem ser separadas por diferentes processos físicos, dentre eles a filtração, destilação (simples ou fracionada), decantação, centrifugação, entre outras.
3. OBJETIVOS Efetuar a separação de diferentes tipos de mistura, utilizando as tecnicas de filtração simples, decantação e centrifugação.
4. MATERIAIS E MÉTODOS 4.1 MATERIAIS
1. Funil de vidro
2. Papel de filtro
3. 2 Béqueres de 100 mL
4. Bastão de vidro
5. Funil de separação
6. Suporte universal com garras
7. 2 provetas de 50 mL
8. Centrífuga,
9. Tubo de centrífuga.
4.2 REAGENTES
1. Solução 0,1 M de Cloreto de Bário (BaCl2)
2. Solução 0,1 M (Mol) de Carbonato de Sódio (Na2CO3)
3. Solução 0,1 M de Dicromato de Potássio (K2Cr2O4)
4. Solução 0,1 M de Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2)
5. Óleo vegetal
6. Água (H2O)
4.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para fazer a primeira separação (filtração simples), foi pesado em uma balança analítica o papel de filtro, antes de coloca-lo no funil, obtendo-se 1,55 gramas, em seguida, colocou-se 25 mL de água em um béquer e 2 mL de solução 0,1 M de Cloreto de Bário, agitou-se com um bastão de vidro para conseguir obter a diluição total do soluto e observou-se a mistura. Em seguida