Revis O Teorica Final
A constante busca por mais matérias primas para indústria
Metalúrgica e outros bem minerais Imprescindíveis faz com que cada vez mais escavações fiquem maiores e mais profundas.
Essas escavações precisam ser estáveis por períodos de tempos variáveis, desde poucas horas, até que um sistema de suporte ou obra definitiva seja implantado. (LEONARDO LORENZO, LUIS CERELLO, 1998).
Na escavação de uma mina subterrânea, seja para que finalidade for, é necessário e obrigatório o escoramento das encostas e teto da mina, a fim de evitar o desabamento. Recomenda se o Monitoramento de todo o processo de escoramento, Esta Recomendação dispõe de medidas técnicas de segurança relativas à proteção do trabalhador.
Escavações precisam ser estáveis por períodos de tempos variáveis, desde poucas horas, até que um sistema de suporte ou obra definitiva seja implantado (por exemplo, tubulações de arem minas subterrâneas), até centenas de anos ( como em grandes minerações , etc.)
As escavações provocam descompressões no maciço rochoso envolvente, podem provocar deformações elásticas ou plásticas e deslocamentos que se refletem principalmente em suas descontinuidades. (Ayres da silva, 1993).
Para se evitar que ocorram acidentes por essas deformações causadas no maciço rochoso, utilizam-se “escoramentos” ou “sustentações” que englobam uma série de técnicas que utilizam elementos de madeira, metálicos ou concretos (armado ou não) destinados a aumentar a segurança das cavidades.
Uma das principais causas dos acidentes em minas subterrâneas é o desmoronamento de blocos de rocha, devido às características geomecânicas do maciço rochoso e a perturbação sofrida por ele em função do tipo e volume escavado.
O maciço rochoso é um conjunto de blocos de rocha, justapostos e articulados também denominadas de rochas intactas, e as suas superfícies limitam, as suas descontinuidades. O maciço rochoso