Educação fisica na escola
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
2 INTRODUÇÃO
O sistema de avaliação no ensino superior precisa ser repensado. Conseqüência da experiência adquirida do ensino médio, os universitários quando chegam à faculdade não se encontram preparados para a nova vivência acadêmica. O professor tem um papel importante no ensino-aprendizagem ao elaborar provas que estimulem o raciocínio do aluno. A prova solicitando conceitos e definições obrigam os discentes a memorizar conceitos preconcebidos, inibindo a criatividade.
3 JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento do presente tema se justifica em função de uma realidade vivenciada por grande parte dos bacharelandos das mais variadas áreas do conhecimento, ou seja, a forma de avaliação que não estimula o raciocínio do aluno. O aluno se vê obrigado a reproduzir nas avaliações (provas) as palavras do professor ou o contexto exato contido nos livros ou apostilas, estas muito utilizadas nos cursos de graduação, sob a justificativa de que os discentes não tem tempo para se aprofundarem em livros.
4 PROBLEMATIZAÇÃO
A dificuldade encontrada pelo alunos quando chegam a graduação em entender os textos, interpretar e desenvolver linhas de raciocínio coerente é conseqüência do ensino-aprendizagem recebido no ensino médio?
Cabe aos professores da graduação estimularem os discentes no desenvolvimento de tais atividades?
É possível na graduação os professores através de metodologias de ensino adequadas prepararem os alunos a serem reflexivos quando estiverem atuando no mercado de trabalho?
5 HIPÓTESES
O ensino aprendizagem adquirido no “ensino médio” tem papel fundamental no aluno que chega ao curso de bacharelado. Os professores devem estar preparados para proporcionar um estudo quem envolva raciocínio e não simplesmente a acumulação de informações repetitivas.
Os professores da graduação não podem se conformar com a situação dos discentes, devem promover atos no desenvolvimento do ensino-aprendizagem