Educação física na escola
Tendo em vista os cinco tipos de abordagem, fui à busca das entrevistas nas escolas de ensinos médios e fundamentais. Depois dos dados recolhidos e analisados, ficou claro que a abordagem preferencial dos professores é segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.
De acordo com os professores, o convívio social e a prática dos exercícios físicos são de fundamental importância para o desenvolvimento do indivíduo em sociedade, pois os princípios das PCN são claros quando dizem que na educação física tem que haver: inclusão, integração, diversidade, aprender a aprender e convívio social. Tendo com base isso, podemos nos transportar a períodos pré-históricos, enquanto o homem estava morando em cavernas. Usava das caçadas, que podemos considerar o esporte da época, para interagir e reforçar os laços com os demais. Ou até mesmo ter em vista antigas sociedades, como a antiga Grécia, onde era muito prezado o desenvolvimento físico, intelectual e social do homem.
Os quatro pilares são bem utilizados, pois os alunos são submetidos a algumas rotinas dentro do âmbito escolar, enquanto está na aula de Educação Física. Primeiro é dada a parte teórica, onde são passadas as ferramentas de conhecimento sobre as práticas de esporte, ou seja, “aprender a conhecer”; depois eles vão à prática do futebol, vôlei, basquete, dentre outros esportes populares no Brasil, “aprender a fazer”; dentro da prática destes esportes existe a interação entre os alunos, a convivência, então temos o terceiro dos quatro pilares: “aprender a viver juntos”; e, por ultimo, o quarto pilar, onde o aluno começa a formação da personalidade, onde levamos em conta os pilares anteriores, “aprender a ser”.
Assim atingindo o objetivo central das PCN, que é a formação moral e intelectual do indivíduo, e sabe conviver em sociedade. Um sujeito pronto e apto para o mercado de trabalho, autônomo e racional.
Questão 2 a) “A internet é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual, mas