Filosofia
[A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito...] – Hobbes.
[Concebo na espécie humana duas espécies de desigualdade:...] – Rousseau.
Rousseau inicialmente aponta as diferenças humanas onde mostra que os homens não são iguais. Os homens tem possibilidades iguais por serem da mesma natureza,mas não são iguais. Já Hobbes, relata que os homens são iguais de corpo e espírito, os que o diferenciam é a força e o aspecto intelectual, o que para Rousseau é os que difere e os desiguala.
[Portanto se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo...] – Hobbes.
[...tempera o ardor que ele tem por seu bem-estar com uma repugnância inata de ver sofrer] – Rousseau.
Hobbes diz que o homem tem uma natureza má, que se dois homens querem a mesma coisa, são capazes de destruir uns aos outros por isso.Rousseau relata a dificuldade que um animal tem em andar em cima de um ser vivo, ou na imensa tristeza que tem em ver um semelhante seu morto. Fato onde ele mostra que a natureza humana não é malvada, nem destruidora como Hobbes alega.
[...na natureza do homem encontramos 3 causas principais de discórdia: a segurança, desconfiança e a glória...] – Hobbes.
[Enfim, todos, falando sem cessar de necessidade, de avidez, de opressão, de desejos] – Rousseau.
Para Rousseau, não é possível existir maldade no homem, quando ele mesmo não sabe o que é bom. E o que os impede de cometer o mal é justamente essa ignorância de paixões e vícios, contrariando a idéia de Hobbes.
[As paixões que fazem os homens tender para a paz são o medo da morte, o desejo daquelas coisas que são necessárias para uma vida confortável...] – Hobbes.
[...saciando-se debaixo de um carvalho, matando a sede no primeiro regato...] – Rousseau.
É bem contraditória a idéia de paz. Sendo que Hobbes possuem um pensamento totalmente materialista e egoísta, visando sempre a conduta perante as leis, medindo forças e se referindo aos mais