Necessidade da leitura
RESUMO
Este trabalho objetiva num primeiro momento, levantar dados bibliográficos que visem comprovar as implicações do processo de construção da leitura e consequentemente da escrita nos altos índices de repetência nas séries iniciais do ensino fundamental. A forma como aprendemos a ler na infância determina os usos que lhe damos na idade adulta. Se a ênfase é dada apenas à parte mecânica, será difícil, para o aprendiz perceber a gama de possibilidades e significados, julgando a leitura um meio para fins restritos. A leitura exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura provoca problemas graves na expressão escrita, dificultando o ensino-aprendizagem, por exemplo, da redação. O hábito de leitura, contudo, só consegue ter êxito se associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor sinta-se motivado em contato com formas de comunicação que caracterizam a arte da palavra. Num segundo momento foi feita uma pesquisa na E. E. José Dias Pedrosa com o intuito de levantar dados para análise da prática em leitura, feita pelos professores da referida escola, e do suporte que o pedagogo escolar pode oferecer, no sentido de auxiliar a equipe docente no ensino da leitura.
I. INTRODUÇÃO
O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.
Adquirir a capacidade de ler significa sobretudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros.
O interesse pelo tema “Necessidade da leitura no processo ensino – aprendizagem”, surgiu durante a observação que venho fazendo ao longo de minha carreira, através da qual tenho percebido que a maioria dos alunos ainda não têm