FICHA DE LEITURA Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade: A geografia ao longo da História
Departamento de Geografia
Prof. Dr. Paulo Roberto de Abreu
Ficha de Leitura – 2015
Aluno: Raphael Leandro Cardoso Silva Data: 18/09/2015
1. Dados Gerais:
1 Título do Artigo: Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade: A geografia ao longo da História
2 Autor: Antônio Carlos Castrogiovanni
3 Palavras Chave:
1- História da geografia
2- Laboratório da geografia
3- Dupla dimensionalidade
4- Espaço nas escolas
2. Transcreva três ideias relevantes extraídas do texto/livro. Comente-as.
Idéia I
“Acreditamos que, para qualquer proposta de práticas prazerosas no fazer escolar, deve haver o entendimento, inicialmente, do que é geografia.”
Comentário
Aqui, Castrogiovanni deixa claro que antes de tudo é necessário o estudo da geografia ao longo da história. Ter um conhecimento prévio do que vai ser abordado para assim saber tratar dos assuntos e deixar as aulas mais prazerosas.
Idéia II
“A expansão do capitalismo foi e ainda é conflituosa, gerou e gera desigualdade social, dominação e tensão entre o exercício dos poderes; portanto, constrói diferentemente o espaço geográfico.”
Comentário
O espaço geográfico começou a ser modificado quando o homem passou a produzir, mas foi o capitalismo que determinou as maiores alterações no espaço geográfico.
Quando a produção industrial se tornou a maior fonte de lucro, surgiram grandes estabelecimentos como bancos, indústrias, etc. O que contribuiu com a diferente construção do espaço geográfico.
Idéia III
“Como sugestão de trabalho, propomos as atividades lúdicas, com critérios bem estabelecidos, inclusive com a participação dos alunos”.
Comentário
É de extrema importância que os professores saibam trabalhar bem o aspecto competitivo dos alunos de forma tranquila estimulando assim o interesse pelo assunto abordado e os envolvendo com as aulas.
3. Fazer um resumo do artigo.
Acreditamos