Leitura Literária: Uma Necessidade Real.
Aluna:
POLO
Freguesia do Ó
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2o
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em quê a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano? Comentário:
Leitura Literária: Uma Necessidade Real.
Não é novidade nenhuma que a leitura é parte indispensável no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, e a leitura literária contribui de diversas formas nesse processo.
Vamos pensar primeiramente sobre o aspecto criativo. Tome como base um romance. Apesar de todas as descrições dadas pelo autor sobre um personagem, situação, ou mesmo um lugar, a imagem que cada leitor cria sobre o mesmo é única e completamente individual; é óbvio que nos baseamos naquilo que conhecemos, porém a imaginação nesse momento é fundamental, e quanto mais aprendemos a usar nossa imaginação, mais criativos nos tornamos.
Pensemos também a respeito de sentimentos. Quantas vezes, ao ler uma obra que trata a respeito de um povo sofrido, por exemplo, não nos emocionamos e nos tornamos suscetíveis aos sentimentos dos personagens? A leitura tem esse poder de nos imergir as situações, emoções e de certa forma nos ensina a lidar com elas. Por isso não se teme afirmar que através da leitura nos tornamos humanos mais sensíveis e aprendemos a lidar com nossos sentimentos.
Outro aspecto que não podemos deixar de lado é como a leitura literária facilita a escrita. Quando lemos, nos deparamos com diversas formas de escrever, diversos modelos de escrita; temos a possibilidade de aumentar nosso vocabulário, o que sem dúvida nos auxilia no momento que somos responsáveis por compor algo.
Consideremos também como