cognição e inteligência
8.1 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EM BUSCA DE SOLUÇÕES
Por que tantas pessoas erram na solução desses problemas tão simples? Você saberá em um momento, quando discutirmos as barreias à solução eficiente de problemas.
TIPOS DE PROBLEMAS
A resolução de problemas refere-se a esforços ativo para descobrir o que deve ser feito para alcançar um objetivo que não está prontamente disponível.
Jim Greeno propôs que os problemas podem ser categorizados em três classes principais:
1. Problemas de estrutura indutiva: a pessoa deve descobrir as relações entre as partes do problema.
2. Problemas de disposição: a pessoa deve arranjar as partes de modo a satisfazer algum critério. Elas podem geralmente ser arranjadas de várias formas, mas apenas um ou alguns dos arranjos formam a solução.
3. Problemas de transformação: a pessoa deve elaborar uma sequencia de transformações para atingir um objeto especifico.
A lista de Greeno não é um esquema exaustivo para problemas de classificação, mas fornece um sistema útil para o entendimento da variedade vista nos problemas do dia a dia.
OBSTÁCULOS NA RESOLUÇÃO EFICIENTE DE PROBLEMAS
Obstáculos comuns à solução efetiva de problemas incluem um foco de informação irrelevante, fixidez funcional, configuração mental e imposição de restrições desnecessárias.
INFORMAÇÃO IRRELEVANTE
Sternberg diz que é comum as pessoas presumirem incorretamente que toda a informação numérica em um problema seja necessária para solucioná-lo. Focar em informação irrelevante pode causar um efeito adverso no raciocínio e na solução de problemas. Por isso, a solução efetiva de problemas requer que se tente descobrir qual informação é relevante e qual não é antes de prosseguir.
A FIXIDEZ FUNCIONAL
Fixidez funcional – a tendência de se perceber um item apenas no seu uso mais comum -, que tem sido vista na dificuldade que as pessoas tem com a solução do problema do barbante.
Crianças mais novas parecem ser menos