NBR ISO 9001
4.2.1 Generalidades
A documentação do SGQ deve incluir
a) Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
"Esses documentos são as grandes evidências do planejamento da qualidade, estão no topo da hierarquia de documentação do Sistema de Gestão da Qualidade. Eles devem nortear todo o processo de implementação e manutenção do SGQ, é um componente estratégico que deve ser desdobrado para os demais níveis da organização."
b) Manual da Qualidade;
"Documento contendo escopo de processos do SGQ, a interação entre esses processos e referência a todos os documentos utilizados no Sistema. Falaremos detalhadamente sobre ele já no próximo post!"
c) Procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma;
d) Documentos, incluindo registros, determinados pela organização como necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos.
"Uma grande confusão que é percebida entre as pessoas quando iniciam os estudos sobre a norma ISO 9001, é sobre como diferenciar controle de registros de controle documentos.
Em primeiro lugar todos eles são documentos. O que a norma faz é separar os registros de todos os outros tipos possíveis de documentos. Os registros são colocados a parte devido a sua característica especial de demonstrar as evidências de funcionamento de um SGQ.
Documentos, além dos registros, são, por exemplo, instruções de trabalho, lista de requisitos de fornecedores, procedimento de contratação de serviço, etc. São rotinas que são padronizadas para facilitar a operação da organização.
Registros são atas de reunião assinadas, fichas de recebimento e aprovação de matéria - prima, ou seja, são fatos assinados de que alguma coisa realmente aconteceu.
Num procedimento de compras (Documento do Tipo Procedimento) você pode fazer referência a uma ficha de cadastro de fornecedores (Documento do Tipo Registro). Um conjunto de fichas