NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
A palavra pedagogia não é mero um termo para descrever uma atividade, transformou-se em um conceito respeitado de educação. A origem da palavra pedagogo se seu na Grécia Antiga, paidós significa criança e agodé significa condução. O pedagogo era o condutor da criança, sua função era meramente levar as crianças aos locais de suas atividades. Em sua maioria os pedagogos eram escravos cultos ou não cultos. Atualmente o pedagogo é não é mais uma babá das crianças, pois seu conhecimento vai além de conduzir a crianças às suas atividades. Eles são pessoas de formação superior, no qual o campo de estudo visa otimizar o aprendizado e o intelecto da criança. O pedagogo é responsável pelo aprendizado e desenvolvimento das crianças. O pedagogo tem a função de instruir os primeiros passos da criança no aprendizado. Nos primeiros anos de escola da criança, o pedagogo é responsável por introduzir a crianças aos conhecimentos básicos da aprendizagem. Por isso ele necessita ter bons conhecimentos nas áreas de ciências, matemática, português, estudos sociais e demais áreas. No Brasil, os profissionais que ingressam ao curso de pedagogia têm uma certa deficiência em tais matérias. Por isso eles precisam adquirir esses conhecimentos na faculdade que seria o lugar para eles apenas adquirirem a habilidade de ensinar.
2. O que é a pedagogia
Pedagogia não é apenas um mero conceito para descrever uma atividade. Atualmente a pedagogia é um conceito que se refere à educação e por isso tem várias definições.
O conceito de pedagogia pode ser dividido em três tradições que tiveram origem em países diferentes. Na França teve origem com a sociólogo Émile Durkheim, na Alemanha pela psicologia de Johann Friedrich Herbart e a filosofia da educação se deu com John Dewey.
2.1 Sociologia e educação