natureza humana
A indagação e a atitude filosófica são inerentes à natureza humana.
Por sua natureza intríseca, induzido e conduzido por razões imanentes, como a dúvida, a incerteza e o desespero, o homem não consegue eximir-se de atitudes filosóficas, ou seja, interroga-se sobre si mesmo e sobre o sentido de sua existência.
A atitude filosófica nos mergulha num mundo espetacular, terrível e fantástico ao mesmo tempo: a busca da sabedoria e da verdade.
Em crise existencial ou na euforia da vida, alguém que comece a indagar sobre o porquê da própria vida, estaria começando a filosofar, isto é, tendo uma atitude filosófica.
Ter uma atitude filosófica quer dizer que estamos utilizando o raciocínio fundamentado e lógico, tendo uma visão crítica e adulta da realidade e convicções sustentadas.
E ai podemos destacar duas características da atitude filosófica:
A busca da sabedoria e da verdade - o homem descortina-se do véu que o encobre passa a ver sua realidade com outros olhos e a se ver de maneira mais completa com mais compreensão de sua natureza.
“Desperta “para uma atitude crítica e de avaliação - o homem a partir de então não poderá mais olhar, ele agora vai” observar” tudo ao seu redor fazendo análises constantemente.
A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
“A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”.
Uma das muitas frases de Platão em que ele tentava mostrar a mudança que a educação poderia dar à vida de um individuo, segundo ele, a educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Deveria trabalhar o ser humano por completo. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral