Nascimento da Antropologia
Os autores dizem que o ser humano nasce igual, e no seu processo de desenvolvimento vão se diferenciando. Rosseau, certa vez disse que “a sociedade nasce pura mas o meio a corrompe”, esse pensamento serve para explicar as diferenças entre pessoas de diferentes lugares, que são influenciadas pelo meio formando sua cultura diferente das demais.
O processo de evolução se dá com o passar do tempo, percebe-se isso quando voltamos nossos olhos ao passado e percebemos que estamos mais desenvolvidos, que é uma característica dada pelos autores em relação ao homem, que na visão evolucionista, tem o passado como sendo inferior ao presente, e o presente inferior ao futuro, tendo a evolução como sinônimo de superioridade.
Certa vez Augusto dos Anjos disse que “o homem que nesta terra miserável vive entre feras, sente a inevitável necessidade de também ser fera”, isso não serve apenas para atitudes más das pessoas, vejo que serve também para mostrar que o ser humano ao ver alguém evoluindo vai atrás de evoluir-se também, cito como exemplo pessoas gastando em busca de celulares ‘melhores’, ao ver que alguns a sua volta estão usando tal tecnologia.
Acho que os maiores motivos para a evolução é a necessidade e o investimento. Com a necessidade podemos ver como exemplo o homem primitivo, que foi criando ferramentas para aprimorar a caça para o seu sustento, aperfeiçoando seus objetos, trazendo mais praticidade ao homem. Com o investimento podemos citar países desenvolvidos, que investe na educação, na tecnologia e etc., deixando para trás países que não investiram em tais recursos, somos pegos constantemente falando que o Japão é um país evoluído por conta de seu investimento na indústria tecnológica.
Bachofen diz que antes desse sistema patriarcal vivido hoje pela sociedade, havia o sistema matriarcal, pois a mulher seria o único símbolo de laço familiar, por haver promiscuidade sexual, tendo somente a certeza de