teoria de Maslow
A palavra motivar significa: dar motivo, causar, expor motivo. Motivação vem da palavra “motivo” mais o sufixo “ação”, que quer dizer movimento, atuação ou manifestação de uma força, uma energia, um agente. Podemos entender que a motivação é intrínseca, é um impulso que vem de dentro, isto é, fontes de energia do interior de cada pessoa, é uma força que direciona a pessoa para algum objetivo. A motivação verdadeira nasce das necessidades onde encontram sua fonte de energia. Os motivos é que impulsionam e mantém o comportamento dos indivíduos.
Em 1954, Maslow formulou o conceito de hierarquia das necessidades, que influenciariam o comportamento humano. Ele concebeu que o homem expande suas necessidades no decorrer da vida. À medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do comportamento.
A hierarquia das necessidades de Maslow é a seguinte:
1 – Necessidades Fisiológicas
São as que respondem pela manutenção da vida e conservação da espécie, como as de alimentação, de moradia e de sexo.
2 – Necessidades de segurança
Compreende o desejo do individuo de proporcionar para si e para os seus um ambiente físico e emocional seguro e livre de ameaças.
3 – Necessidades sociais
Vinculam-se à vontade de ser aceita por outras de seu convívio, assim como desenvolver com elas um bom relacionamento.
4 – Necessidades de estima
Desejo de desenvolver uma auto imagem positiva e de receber atenção e reconhecimento dos outros, desde que tenham sido satisfeitas as necessidades sociais, essa satisfação provoca sentimentos de auto confiança, de prestigio, de poder e de ser útil e necessário
5 – Necessidades de auto-realização
Referem-se à realização máxima do potencial individual, resumem-se na ideia de que “o que um homem é capaz de ser, deve ser”.