INTRODU O ANTROPOLOGIA
Antropologia e Psicologia Forense
Professor José Chadid
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Michelli Gomes Francisco
Jeniffer Nascimento
Laryssa de Oliveira Nascimento
Leonardo Dolacio Viana
•
INTRODUÇÃO
Antropologia significa o estudo do homem, como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere os aspectos de Ciência
Social, Ciência Humana e Ciência Natural.
A Antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social ou cultural tem uma dimensão filosófica.
A Antropologia visa o conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Uma conceituação mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo – ser biológico e ser cultural, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, por grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.
Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo, na tentativa de compreender as semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. •
DIVISÃO E CAMPOS DE ESTUDO
A Antropologia se divide em dois grandes campos de estudo: 1. Antropologia Física Ou Biológica
– Paleontologia
– Somatologia
– Raciologia
– Antropometria
– Estudos Comparativos do Crescimento.
2. Antropologia Cultural
– Arqueologia (Arqueologia clássica e Antropologia
Arqueológica )
– Etnografia
– Etnologia
– Linguística
– Folclore
– Antropologia Social
– Cultura E Personalidade
ANTROPOLOGIA
FÍSICA
Paleontologia Humana
(Palaios = antigo