Enviar Resumo Do Livro Aprender Antropologia Introdu O
UEMG
RESUMO
INTRODUÇÃO – O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS
Passos
2015
O Campo e a Abordagem Antropológicos
O homem em todas as sociedades e continentes nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Embora essa reflexão seja tão antiga somente no final do século XVIII que o projeto de fundar uma ciência do homem – uma antropologia – teve inicio, e começou a constituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento aplicando métodos até então utilizados na área física ou da biologia.
Isso se tornou um evento considerável na historia do pensamento do homem sobre o homem, porque pela primeira vez o pensamento foi científico no que diz respeito ao homem em si. Tornando-se uma passagem do estatuto de sujeito de conhecimento ao de objeto da ciência. Nessa época muito tardia na historia finalmente a antropologia , mais precisamente o projeto antropológico não podia existir o conceito de homem enquanto regiões da humanidade permaneciam inexploradas.
Esse projeto adquiriu um início de legitimidade entre outras disciplinas científicas, na segunda metade do século XIX, durante o qual a antropologia se atribui objetos empíricos autônomos: As sociedades então ditas “primitivas” são por fora às áreas de civilização européias ou norte-americanas. Nessa época a ciência é concebida por uma dualidade radical entre o observador e seu objeto. Enquanto que a separação sem ela não haveria experimentação possível entre o sujeito observante e o objeto observado que é obtida na física, biologia, botânica, ou zoologia. Na história a distância no tempo que separa o historiador da sociedade estudada, consistirá na antropologia, nessa época e por muito tempo, em uma distância definitivamente geográfica, devido as primeiras sociedades a serem estudadas serem longínquas que são atribuídas as características de sociedades de dimensões restritas, com tecnologia pouco desenvolvida e menor