Sociologia e Antropologia Cultural Introdu o I
FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA CULTURAL – INTRODUÇÃO
1
CONCEITO
Sociologia: Ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos. Sociologia = ciência da sociedade=ciência da crise.
Antropologia: Termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos”
(conhecimento). Investiga as origens e o desenvolvimento das sociedades humanas, assim como as semelhanças e diferenças entre elas. É a ciência que estuda o homem como ser biológico, sociológico e psicológico, e através de um método comparativo estuda os indivíduos no seu tempo e cultura. Busca compreender o ser humano em sua totalidade.
Cultura:
Um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas econômicas. Esses sistemas se relacionam e influenciam a realidade social, física das diferentes sociedades. (Claude Lévi-Strauss, Bélgica, 1908-2009).
Conjunto de modos de vida, criados e transmitidos de uma geração para outra, entre os membros de determinada sociedade. Abrange conhecimentos, crenças, artes, normas, costumes e muitos outros elementos adquiridos socialmente.
Um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam uma sociedade e abrange o que fazemos e temos como membros de um grupo social.
É a resposta aos desafios da existência oferecida pelos grupos humanos.
A cultura é duradoura, mas também se modifica frente às mudanças. Não é algo instintivamente herdado. É algo aprendido e apreendido, transmitido, através das diferentes linguagens, de geração em geração.
A antropologia cultural
Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural; a representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas questões