Narradores de Javé
PLATAFORMA FREIRE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC – CAMPUS XIII
POLO – IAÇU-BA
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: II
RESUMO DO FILME: “NARRADORES DE JAVÉ”
Feito por: Miquelania Paula Pires de Souza, solicitado pela professora Andreia da Rocha, regente da disciplina de História.
IAÇU-BA
DEZEMBRO DE 2012
Narradores de Javé
Narradores de Javé, um filme brasileiro, dirigido por Eliane Caffé.
O drama do filme ocorre em um vilarejo situado no interior do sertão baiano, chamado Javé. O cotidiano pacato do povoado é abalado pela noticia da construção de uma usina hidrelétrica que, ao iniciar seu funcionamento, submergirá tudo por aquela região. Perante essa situação terrível, a comunidade se reúne para tentarem resolver o problema.
Na visão dos moradores de Javé, para impedir tal acontecimento, a única chance que eles têm é a de provar que a cidade possui um valor histórico a ser preservado. Logo, se reúnem e chegam à conclusão que necessitam organizar um documento oficial, descrevendo todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história. Porém, para provar a todos que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido, necessitam colocar por escrito os casos que até então só são contados de boca a boca, de pai para filho.
O problema é que a maioria dos moradores da vila são analfabetos e, a primeira tarefa seria encontrar alguém para retratar os acontecimentos. O principal candidato a realizar essa incumbência é o antigo responsável pela Agência dos Correios do povoado, o famoso Antônio Biá, o único do vilarejo que sabe escrever. Um homem banido por todos, que para evitar que o posto de correios do lugar seja fechado começa a escrever cartas para pessoas de outras cidades e conhecidos seus, contando mentiras e calúnias dos habitantes da cidade, para poder assim, gerar movimento na agência, e evitar o fechamento da mesma (e assim, preservar o seu emprego).
A contragosto, Biá é escolhido para