TRATAMENTO TÉRMICO
Analisar as propriedade mecânica e suas melhorias através do aquecimento e resfriamento modificando as propriedade mecânica.Esse processo, que chamamos de tratamento térmico é realizado através do Aquecimento, Manutenção da Temperatura e Resfriamento.
TRATAMENTO TÉRMICOS
Os tratamentos térmicos podem ser por simples aquecimento e resfriamento, onde modificam as propriedades de toda a massa do aço através das seguintes fases: a - Têmpera b - Revenimento c – Recozimento
Ou que modificam as propriedades somente numa fina camada superficial da peça, onde as peças são aquecidas juntamente com produtos químicos e posteriormente resfriados através das seguintes fases: a - Cementação b - Nitretação
Têmpera
É o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior que 0,4% de carbono.
O efeito principal da têmpera num aço é o aumento de dureza.
Fases da Têmpera
1ª Fase: Aquecimento onde a peça é aquecida em forno ou forja, até uma temperatura recomendada.Essa temperatura pode variar de acordo com o tipo de material.(Por volta de 800°C para aço carbono).
2ª Fase:Manutenção da temperatura, onde a temperatura desejada deve ser mantida por um determinado tempo com intuito de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
3ª Fase:Resfriamento, onde a peça uniformemente aquecida na temperatura desejada é resfriada através de indução em água, óleo ou aplicação de jato de ar.
Efeitos da Têmpera
>Aumento considerável da dureza do aço.
>Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço)
Revenimento
É o tratamento térmico que se faz nos aços já temperados, com a finalidade de diminuir a sua fragilidade.
O revenimento é feito aquecendo-se a peça temperada até uma certa temperatura resfriando-a em seguida. As temperaturas de revenimento são encontradas em tabelas e para os aços ao carbono e variam entre 210ºC e 320ºC.
Fases do Revenimento
1ª Fase é feito através de