Fisica experimento
Engenharia
Física Geral e Experimental 1
Atividade III – Gráficos Lineares
Vinicius Garcia Thairone Cecato
Prof: Diego A. C. Albuquerque
Sorocaba/SP
2014
Laboratório de Física Geral e Experimental 1 – Prof. Diego A. C. Albuquerque
Atividade III – Gráficos Lineares
1. Desenvolvimento Teórico: Ao trabalhar em laboratórios é muito comum obtermos dados de duas grandezas relacionadas. O gráfico é um dos recursos mais importantes para visualizar e interpretar a relação entre grandezas relacionadas.
As Principais Vantagens de representação gráfica são as seguintes:
A facilidade para visualizar, comparar e intrepetar a realação entre as grandezas.
A indicação sugestiva da dependencia funcional, possibilitando a determinação de uma expressão matematica que relaciona(fórumula empírica), o que permite a interpolação e extrapolação de dados na região de validade da fórmula.
Plano Cartesiano(Diagrama cartesiano)
A sua utilização mais simples é a de representarmos graficamente a localização de pontos em um determinado plano. Através dele também podemos representar um segmento de reta ou um triângulo, por exemplo.
O plano cartesiano é composto de duas retas perpendiculares e orientadas, uma horizontal e outra vertical.
Damos no nome de eixo x ou eixo das abscissas à reta horizontal. À vertical denominamos de eixo y ou eixo das ordenadas.
Analise de um gráfico:
Após a construção de um gráfico, um fator importante é a análise do mesmo. Esta análise nada mais é que a interpretação da função matemática presente em um gráfico e aidentificação de parâmetros físicos presentes na função.
Por exemplo, o gráfico apresentado a seguir descreve o movimento de um corpo, através dos dados de distância(x) e o tempo(t):
Observe que nesse, gráfico apesar de possuirmos