nanotecnologia
Onde surgiu a nanotecnologia?
Os primeiros conceitos de nanotecnologia foram introduzidos pelo físico americano Richard Feynman em 1959 em sua famosa palestra "There´s plenty of room at the bottom".
Nesta palestra Feynman explorou a idéia de escrever toda a enciclopédia britânica na cabeça de um alfinete. Para isso deve-se manipular a matéria na escala de átomos e moléculas individuais.
O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa idéia era muito avançada para época. Após trinta anos, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia.
O que é nanotecnologia?
O prefixo "nano" vem do grego e significa "anão". Um nanômetro (nm) equivale à bilionésima parte de um metro (10E-9m). Para se ter uma idéia de tamanho, um fio de cabelo humano tem 80.000nm de largura.
A nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico.
O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas. É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. A nanotecnologia hoje engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores da indústria e das áreas estratégicas.
A nanotecnologia não é uma ciência nova. Muitos processos químicos possuem características nanométricas. O mundo natural também contém muitos exemplos de estruturas nanométricas. As nanopartículas surgem naturalmente e têm sido criadas a milhares de anos como produtos de combustões e produção de comidas com o cozimento.
Benefícios:
A nanotecnologia pode ser vista de uma maneira multidisciplinar e tem obtido colaborações de cientistas de várias diferentes