FARMACOLOGIA
Orientações:
1. O trabalho deverá ser feito em grupo de 2 (dois) alunos somente;
2. Deverá conter na capa os nomes e R.A e turno (MATUTINO ou NOTURNO) dos alunos;
3. O trabalho terá peso 2 (dois) pontos na média de N2;
4. Deverá ser manuscrito;
5. Deverá ser entregue na data proposta caso contrário não será aceito;
6. Deverá conter:
Classe farmacológica a que pertence o antimicrobiano
Exemplos (nomes)
Mecanismo de ação (farmacodinâmica) do antimicrobiano
Espectro de ação (principais)
Efeitos colaterais (principais)
Classificação de acordo com FDA para gestantes.
Principais antimicrobianos
- Classe dos β-lactâmicos (Penicilinas e Cefalosporinas);
Penicilinas G; Penicilinas v: Efeitos: Convulsões enterocolite pseudomembranosa, eosinofilia induzida por fármacos, anemia hemolítica, neuropatia, nefrite intersticial aguda, anafilaxia. Exantema, febre, reação no local da injeção, reação de Jarisch Herxheimer quando utilizadas no tratamento da siflis.
Gravidez e lactação: Segura na gestação (risco B) e na lactação.
Cefalosporinas: Cefazolina, Cefalexina: efeitos: Enterocolite pseudomembranosa, leucopenia, trombocitopenia, hepatotoxidade. Nauseas, vômitos, diarréia, exantema.
Mecanismo de ação da penicilinas: Todos os antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas) interferem na síntese de parede celular bacteriana, através de sua ligação com as enzimas PBP. A penicilina acopla num receptor presente na membrana interna bacteriana (PBP) e interfere com a transpeptidação que ancora o peptidoglicano estrutural de forma rígida em volta da bactéria. Como o interior desta é hiperosmótico, sem uma parede rígida há afluxo de água do exterior e a bactéria lisa (explode).O principal mecanismo de resistência de bactérias à penicilina baseia-se na produção de Beta-lactamases, enzimas que degradam a penicilina impedindo sua ação. Outro mecanismo de ação da penicilina é a inativação do inibidor das enzimas autolíticas na parede