lixo e residuo
Lixo e Resíduo
CURITIBA
2014
Paulo Danilo Renauer pedroso
Lixo e resíduo
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de gestão sob a orientação do professor Jair
Curitiba
2014
Introdução
Do latim o prefixo lix significa “cinza”, daí a origem da palavra “lixo”. De acordo com o dicionário, lixo é "tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora; coisas inúteis, velhas e sem valor”.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT define o lixo como “restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento”.
Por desconhecimento descartamos itens que podem ser reutilizados, reaproveitados ou reciclados. Aquilo que não apresenta serventia é classificado como rejeito e mais comumente conhecido como lixo. A tudo que se pode utilizar como matéria-prima de um novo produto ou processo não é lixo e, sim, resíduo sólido.
Esse trabalho explicara O que são resíduos e sua diferença com o lixo.
Desenvolvimento
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
A geração de algum Resíduo sólido que não fossem excretas corporais e restos de alimentos foi uma novidade que surgiu na nossa espécie com a sua sedentarizaçao, que começou a praticar a agricultura, e elaborar o seu sistema de comunicação simbólica sob a forma de linguagem, ao mesmo tempo em que criava ferramentas para ajudar o poder e espectro de força de seu corpo, algo que nunca existiu antes na vida do planeta nesse grau de complexidade. Surgiram necessidades que não existiam antes, necessidades decorrentes do modo de agrupamento dos seres humanos, com relações cada vez mais complexas. Demandas de moradia, de limpeza, de indumentária,