nanotecnologia
Nano é uma palavra prefixa que tem origem grega e significa anão, ela é um milhão de vezes menor do que um metro. A nanotecnologia teve origem desde o século passado e está tendo vários avanços nos dias atuais. Daqui há alguns anos para a cura de um tumor, é só instalar um chip nano, até os brancos dos cabelos vão dizer adeus através dessa tecnologia.
Até para o Alzheimer eles estão buscando solução, vai funcionar como um computador, trocar peças velhas por novas, a única diferença é que serão implantados chips na área do encéfalo comprometida para que a mesma volte a ter suas funções. Modelos de pele artificial que são capazes de sentir o toque e os estímulos dolorosos, que poderão ser usadas em pessoas com queimadura para substituir as peles queimadas, ou em robôs para fazê-los com que tenham uma aparência mais parecida com a humana.
Mas também temos que ter cuidado, pois a manipulação de partículas tão pequenas podem ter implicações gigantescas em diferentes campos, portanto, devem se ver os riscos que a nanotecnologia pode causar, por elas terem o mesmo tamanho dos poros de uma membrana celular, elas têm transito livre para dentro das células sem que aja defesa por parte das mesmas, sendo assim, ela pode ser causa de grande risco se essas partículas forem tóxicas ao organismo, além de também trazer danos ao meio ambiente dependendo da maneira de ser inserida. No avanço da nanotecnologia foi criada a biocápsula, usada primeiramente em astronautas, na qual é implantada na pele e serve como material de primeiros socorros, assim que ela percebe algum risco, ela entra em ação, agora estão querendo usá-las em pacientes diabéticos, quando a glicemia aumenta é liberada a insulina para poder controla-la.
Universitários em Indiana nos Estados Unidos estão testando em camundongos a nanotecnologia para a cura do câncer, eles atingem o tumor com oxigênio otimizando o efeito da radioterapia e da quimioterapia sufocando o tumor, o