Acionamentos
1.1. ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
A importância dos acionamentos de máquinas e equipamentos mecânicos por motores elétricos se dá principalmente pelo fato destes representarem uma grande parcela do consumo geral de energia elétrica nas indústrias, e a eficiência aliado com bom rendimento são benefícios que podem ser explorados por um bom controle e acionamento desses equipamentos, trazendo como consequência um considerado proveito econômico. Segundo Schultz (2004) “no campo de acionamentos industriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia elétrica consumida pelo conjunto de todas as indústrias seja transformada em energia mecânica através de motores elétricos”.
Um acionamento elétrico pode ser representado pelos seguintes elementos, como representado pelo diagrama de blocos da Figura 1.
Figura - Representação por diagrama de um acionamento elétrico
Como visto na Figura 1, o acionamento elétrico envolve desde a fonte de alimentação até a atuação do motor em uma carga qualquer, sendo este motor acionado por um conversor de potência que é controlado por uma unidade de controle que é responsável por manter o motor com os parâmetros escolhidos.
A grande utilização dos acionamentos elétricos pode ser justificada devido a algumas vantagens em relação às demais, como por exemplo, utilização de energia elétrica que é a energia mais usada nas indústrias, além da utilização de motores elétricos que possuem alto rendimento, vida útil longa, baixa manutenção, gama de potência e velocidades, facilidade de controle e bom desempenho dinâmico. As máquinas elétricas mais comuns são as de Corrente Alternada – síncrona e assíncrona – e as de Corrente Contínua.
1.2. MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Os motores de Corrente Contínua são muitos utilizados quando o processo requer uma velocidade de rotação facilmente variável aliado com o controle simples de torque. Por operar nos quatro quadrantes, dependendo da