MÚLTIPLAS PRÁTICAS E POSSIBILIDADES PARA SE TRABALHAR NO ENSINO DE BIOLOGIA: a educação ambiental
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MÚLTIPLAS PRÁTICAS E POSSIBILIDADES PARA SE TRABALHAR NO ENSINO DE BIOLOGIA: a educação ambiental
ROSIMEURY DE SOUZA BATISTA
Artigo apresentado a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Faculdade São Francisco, como requisito final para obtenção do título de Especialista em Educação Ambiental.
Orientador: Prof. MSc. Ibrahim Soares Travassos
CONCEIÇÃO (PB)
2012
1Rosimeury de Souza Batista
Resumo: Educação ambiental é um ramo incorporado recentemente a educação, cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Com uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos relacionados ao meio ambiente, devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo principalmente nas últimas décadas. A EA tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. Acreditando que se realmente desejamos mudar a atual dinâmica existente na relação homem/meio, é fundamental que entre outras ações e medidas necessárias comecemos pelo ambiente escolar uma vez que a escola ainda é a grande formadora de cidadãos e consciência crítica, para virem a atuar na sociedade, o berço dos acontecimentos cotidianos desses cidadãos. Surge a necessidade de que se orientem os trabalhos educativos por uma lógica ambiental, propondo a transformação da “educação meramente informativa” em “educação formativa”, capaz de contribuir para a formação de pessoas capazes de criar e ampliar espaços de participação nas “tomadas de decisões” de nossos problemas sócioambientais.
Palavras chaves: Metodologias; Educação Ambiental; Ensino.
INTRODUÇÃO
‘A conscientização implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontânea de apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica’(Paulo