batata quente
Origem
Não se sabe a origem ao certo. Mas a brincadeira era muito jogado no século XIX. O objeto utilizado era do mesmo formato que o Spudsie (boneco utilizado na brincadeira americana, chamada Hot Potato).
Nele, havia um timer de contagem regressiva e música. Hoje em dia, há brinquedos especiais feitos para essa brincadeira, como bonecos de pano em formato de batata ou brinquedos que também contém sonorização, mas algumas vezes com voz transmitida.
COMO BRINCAR
Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momento o jogador que está
vendado pode gritar: ‘Queimou!’
Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda.
Dica: para deixar mais divertido, o jogador central pode dar ordens para os outros participantes. Se ele gritar ‘Meia-volta!’, a bola deve girar no sentido contrário; ‘Com uma mão!’, os jogadores passam a bola entre si com uma mão só.
Regras
As crianças se sentam no chão em formato de círculo. Uma pessoa fica do lado de fora, cantando a música “batata quente, quente, quente…”. Ela pode continuar quanto tempo a pessoa quiser. Durante a música, as crianças seguram uma batata e repassam-na para outra. Conforme a agilidade da música, elas deverão seguir o mesmo ritmo.
Se a música ficar mais rápida, a velocidade de passar a batata aumenta, se ela diminuir, a velocidade diminui. Quando a pessoa que canta gritar: “…Queimou!”, a pessoa que segurou por último a batata é eliminada. Ganha quem ficar por último na roda. Para a batata, não necessariamente precisa ser uma.
Material: Uma bola, ou algo para ser a batata quente
Procedimento: As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a