Matemática Financeira
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ATPS: MATEMÁTICA FINANCEIRA
ETAPA 1
TAUBATÉ
30/09/2013
INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira normalmente é introduzida na 7ª série com a matéria de Juros
Simples e Compostos.
Nem sempre é mostrado de forma clara o valor a ser utilizado e resgatado, então através desta matéria podemos analisar a melhor decisão a ser tomada, dando valor ao dinheiro, seja na vida pessoal ou na profissional.
Podemos usar a Matemática Financeira no dia a dia, da forma mais simples, como comprar uma roupa, à forma mais complexa a qual é necessário possuir mais conhecimentos e habilidades, tais como: aplicações financeiras, compra de ações, etc.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1:
As operações financeiras, em sua maioria, apoiam duas formas de capitalização: a simples e a composta, quais bem desenvolvida possuem maior rentabilidade .
Capitalização Simples – relacionada a período de capitalização inferior a um.
Exemplo: taxa de juros do cheque especial cobrada dentro de um mês e o desconto do cheque pré-datado nos bancos.
Capitalização Composta – onde períodos de capitalização são superiores a um.
Exemplo: Empréstimo de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), financiamento de imóveis, etc.
Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros e seus componentes possuem nomes, seja a juros simples ou compostos a nomeação é a mesma, conforme citada abaixo:
P (Valor Presente) – Valor inicial de uma operação
I (vem do inglês: interest rate) - taxa de juros periódica, onde relacionado à sua forma de incidência, podendo ser diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual, etc.; é expressada em forma percentual. Exemplo: 5%. i – minúsculo – indica que a taxa de juros já foi dividida por 100. Exemplo: 0,05 n – número de períodos envolvidos na operação, é o tempo que deve estar de acordo com a taxa de juros.
F (Valor Futuro) – também pode ser chamado de valor de