aps robo , carrinho de controle remoto
TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
ROBÔDIRECIONAL
OUTUBRO DE 2013
ICET – INSTITUTODECIÊNCIASEXATASETECNOLÓGICAS
TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
ROBÔDIRECIONAL
NOME
R.A.
Alef de Souza Silva
B55915-2
Antonio Roza Mesquita Neto
Derek Alves da Silva
B532BA-7
B50IEE-0
Irio Felipe Andrade de Freitas
Lyonel Alves Ariaorio
Rogerio Henrique da Silva Queiroz
B56CDD-0
B530IA-5
B495DE-1
OUTUBRO DE 2013
Sumário
I – INTRODUÇÃO
Segundo MOLINA (2010) quando se fala sobre segurança, velocidade de execução e repetitividade são características que levam arobótica a ser cada vez mais utilizada para execução de tarefas que antes eram feitasapenas por seres humanos.
MOLINA (2010) afirma que robôs são hoje facilmente encontrados executando tarefasque combinam capacidade de repetição e necessidade de torque elevado, comopor exemplo, em linhas de montagem, ou realizando procedimentos em ambientesque oferecem risco ao homem, como por exemplo, inspeções de tanques de armazenamentode substâncias nocivas à saúde humana, ou mesmo trabalhando em situaçõesem que o homem dificilmente conseguiria sobreviver sozinho, como por exemplo, emmissões de exploração de longa duração em outros planetas.
Os robôs não sentem sede ou fome, tampouco são capazes de julgar o risco dastarefas às quais são submetidos. No entanto, essa ausência de “personalidade” limitao comportamento desses sistemas a agir e reagir apenas em situações para asquais eles tenham sido programados. Muitas vezes um robô móvel precisa navegarem ambientes dinâmicos, onde a sua capacidade de executar uma tarefa está intimamenteassociada à sua capacidade de reagir a estímulos externos, desconhecidos,de forma coerente.
MOLINA (2010) afirma que essa habilidade