Mídias sociais como fonte de negócio
As crescentes mudanças que ocorrem no mundo empresarial vêm obrigando as empresas a estarem inseridas no contexto das novas tecnologias, que é premissa básica para aquele que deseja estreitar relações com o seu público-alvo.
Numa sociedade cada vez mais sintonizada com a internet, as redes sociais atuam como peça chave para fortalecer relacionamentos, construir novos e compartilhar ideias. É neste contexto que as empresas descobriram um novo modelo para gerar negócios, incentivar interesses, criar mercados, conhecer os consumidores, testar novos produtos e monitorar suas marcas.
A internet é um ambiente que sofre constantes e rápidas mudanças e as consequências do que é dito são enormes e instantâneas.
Nas mídias sociais, a reputação de uma empresa foge ao controle de sua liderança ou posicionamento de mercado. Por meio dos blogs, twitter e facebook, a reputação passa a ser definida pelas ações das empresas, pessoas e dos clientes. A conectividade e as mensagens trocadas o tempo todo e em tempo real, faz com que as empresas tenham que reagir com rapidez e firmeza, a fim de evitar uma possível crise, ou ainda, manter uma posição e imagem positiva.
Apesar do facebook e do twitter serem ferramentas utilizadas frequentemente para críticas às empresas, os benefícios da participação ativa de uma marca nas redes sociais são vários, como: exposição da marca em um ambiente digital com grande audiência, relacionamento com seu público, entendimento de hábitos e atitudes dos seus consumidores, antecipação de tendências de mercado e gerar aumento das vendas. As mídias sociais são uma ponte de contato entre as empresas e o consumidor com alto poder de repercussão.
O importante é estar sempre à frente dos concorrentes e monitorar todos os possíveis ruídos a fim de maximizar as oportunidades.
A internet conecta consumidores e estimula mudanças fundamentais no comportamento do consumidor. O novo consumidor tende a comprar mais online do