orkut na sociedade .
Têm em seu currículo diversos cursos de extensão ligados a marketing digital e Internet, no
Brasil e exterior. Foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing, em
2005, intitulado “Orkut.com”. Em 2008 escreveu sua segunda obra, intitulada “Geração Digital”.
Atualmente é CEO da agência digital Mentes Digitais, especializada em marketing digital. A agência presta serviços de SEM, criação de sites, móbile marketing e mídias sociais.
MB: Em 2004, o Orkut surgiu no Brasil e foi um marco para as redes sociais no país.
E foi, para a grande maioria, o primeiro contato de uma forma mais direta com essas mídias. Hoje, ele é apenas uma entre tantas e não tem tanta força como o Facebook, apesar de existir uma preferência ainda remanescente pelos seus fiéis usuários. Qual o impacto que você considera que o Orkut tenha conseguido nas relações sociais aqui no país ao longo desses anos?
André Telles: O Orkut, pertencente ao Google, foi a primeira grande rede social a se desenvolver no Brasil, ainda é a primeira rede social mais acessada no país e tem grande força nas classes B, C, D e nos usuários entrantes da Internet. (Houve uma migração demográfica na classe A do Orkut para o Facebook no Brasil). O Orkut iniciou suas atividades na Internet em janeiro de 2004, e desde então já gerou muita polêmica, lembro da quantidade de matérias negativas que sairam na mídia brasileira sobre o site de relacionamento. Ao longo dos anos o preconceito foi diminuindo e foi preciso muito esforço para mostrar que as Redes Sociais tinham seu aspecto positivo, principalmente para os negócios.
Quando eu escrevi o livro Orkut.com, no final de 2004, o Orkut tinha pouco mais de 2 milhões
de