Santo Agostinho
Fundamentos Epistemológicos
Professor – Flávio Valentin Souza
Alunos: Djanderson Santos – 1PSN2
Danilo de Castro – 1PNS1
Letícia Farías – 1PNS2
Sandra Késsia Barroso – 1 PSN1
Fundamentos Epistemológicos – Santo Agostinho
Belém – PA
2014
Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente e em especial o cristianismo católico que tem em um dos principais livros (catecismo) do ensinamento de sua doutrinas diversas citações desde filosofo. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influênciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino, mas depois de tornar-se cristão por insistência e as orações de sua mãe, ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes.
Para Santo Agostinho, o homem é uma alma que usa o corpo para viver. Com aprendizados adquiridos com os sentidos, a alma é capaz de ultrapassar o corpo. Esses sentidos aprendidos servem para mostrar um imediato particular, enquanto que a alma é capaz de chegar ao universo (considerado como a pura compreensão).
Só é possivel pregar o novo Evangelho conhecendo a fundo todas as suas escrituras. Através da Fé é possivel revelar as verdades divinas. É necessário compreender para crer e crer para compreender. Santo Agostinho disseminava a ideia de que para combater os pagões precisava-se entender a fundo os dogmas do Cristianismo.
Nesse sentido que Agostinho trabalha suas questões filosóficas com relatos bíblicos. A possibilidade basear a filosofia, e em especial, a filosofia platônica para fundamentar a relação da existência de Deus e suas características. Como um filosofo que se converteu a uma religião e da qual se tornou Bispo certamente buscou uma dialética paradigmática para fundamentar conceitos e categorias e torná-la acessível e não mais passível de críticas por partes dos grupos contrários.
Nesse