historia do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tendo origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha uma nas outras. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
Por volta do século XVII o entrudo chega ao Brasil influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, Itália e França.
No final do século XIX, começam a aparecer no Brasil os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Tornarando-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. A primeira escola de samba surgiu: no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Personagens mais famosos do Carnaval brasileiro Rainha do Carnaval
Ela deve ser bela para reinar ao lado do Momo e abrir o carnaval com muita simpatia. Instituído em 1950, o concurso para Rainha era feito com votos vendidos. Só dez anos depois, a beldade da folia passou a ser escolhida por critérios de beleza. Rei Momo
No Brasil, o Rei Momo apareceu no carnaval carioca de 1933. A inspiração veio da mitologia grega, em que Momo era o deus da zombaria. A figura foi incorporada em festas romanas e orgias gregas. O escolhido era sempre alguém gordinho e