Historia do carnaval
HISTÓRIA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ORIGEM DO CARNAVAL 5
2.2 O CARNAVAL NO BRASIL 5
2.3 O CARNAVAL NA BAHIA 6
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Para entender o Carnaval de hoje é preciso voltar no tempo e saber o significado das festas e de onde se originam.
O carnaval é festejado desde há muito tempo no mundo Ocidental. Ao longo da história alguns elementos foram preservados outros incorporados em um movimento constante de criação e recriação.
A partir de uma pesquisa bibliográfica será feito um breve resgate histórico do carnaval depois serão ressaltadas as principais manifestações carnavalescas no Brasil, em especial o carnaval da Bahia que é uma das maiores manifestações populares do mundo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ORIGEM DO CARNAVAL
A origem do carnaval é muito discutindo e há várias versões para tal. Alguns historiadores associam suas raízes nos meados dos anos 600 a 520 a.C. através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção, depois incluíram bebida e práticas sexuais, o que aos olhos da Igreja tornava-se intolerável. Há quem atribuía seu início no Egito, em homenagem à deusa Isis e o Touro Apis com danças, festas e pessoas mascaradas. Já outros atribuem o início do carnaval aos cultos ao Deus Dionísio, o Rei Momo, patrono do vinho e do seu cultivo. Tendo sempre sido marcado por alegres comemorações, com muita libertinagem os atos de alimentar-se, beber e busca incessante dos prazeres canais. E outros ainda falam da Roma Antiga, homenageando Saturnais, a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.
Hiriam Araujo, em seu livro carnaval, relata que a origem das festas carnavalescas não tem como ser precisamente