Saneamento
As operações necessárias à obtenção do concreto são: dosagem; mistura; transporte; lançamento;
adensamento;
cura.
DOSAGEM DO CONCRETO Dosar um concreto consiste em determinar a proporção mais adequada e econômica, com que cada material entra na composição da mistura, objetivando as propriedades já identificadas para o concreto fresco e endurecido.
MISTURA OU AMASSAMENTO É a primeira fase da produção propriamente dita do concreto e tem como objetivo a obtenção de uma massa homogênea onde todos os componentes estejam em contato entre si. Pode ser realizada manualmente ou mecanicamente.
MISTURA OU AMASSAMENTO (manual)
MISTURA OU AMASSAMENTO (mecânica)
TRANSPORTE E LANÇAMENTO É a terceira etapa da produção do concreto, que após a mistura, tem que ser transportado ao local de enchimento das formas.
O lançamento é a operação que consiste em colocar o concreto nas formas. O tempo máximo permitido entre o amassamento e o lançamento, esta situado entre 1 e 2 horas.
ADENSAMENTO É a operação que tem por finalidade a eliminação do ar e dos vazios contidos na massa. Deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento. O adensamento pode ser executado por processos manuais - socamento ou apiloamento - ou por processos mecânicos - vibração ou centrifugação
CURA
Denomina-se cura o conjunto de medidas que têm por finalidade evitar a evaporação prematura da água necessária à hidratação do cimento. Os métodos de cura mais usados nas obras são:
recobrimento simples da superfície imersão envolvimento ou recobrimento total da superfície manutenção da umidade da forma aplicação de cloreto de cálcio
ANTES DO ENDURECIMENTO
DEPOIS DO ENDURECIMENTO
ANTES DO ENDURECIMENTO:
DEPOIS DO ENDURECIMENTO:
Com a evolução dos materiais, das tecnologias e
métodos