santo agostinho
1- CONTEXTO HISTÓRICO:
Foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão responsável pela elaboração do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística. Embora Santo Agostinho tenha vivido nos últimos anos da Idade Antiga - que se encerrou com a queda do Império Romano, no ano de 476 -, ele foi o mais influente pensador ocidental dos primeiros séculos da Idade Média (476-1453).
Ele está enquadrado no período da filosofia patrística (do século I ao século VII), A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e João) e pelos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião - o Cristianismo - com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer os pagãos da nova verdade e convertê-los a ela.
A Filosofia patrística liga-se, portanto, à tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.
Divide-se em patrística grega (ligada à Igreja de Bizâncio) e patrística latina (ligada à Igreja de Roma). Santo Agostinho se ligava a esta última vertente.
Ele introduziu a ideia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.
O grande tema de toda a Filosofia patrística é o da possibilidade de conciliar razão e fé, Santo Agostinho criou uma filosofia deu suporte racional ao cristianismo.
Com o pensamento de Santo Agostinho, a crença ganhou substância doutrinária para orientar a educação, numa época em que a cultura helenística (baseada no pensamento grego) havia entrado em decadência e a nova religião conquistava cada vez mais seguidores, mesmo se fundamentando quase que exclusivamente na fé e na difusão espontânea.
2- VIDA DO FILÓSOFO E SUAS PRINCIPAIS OBRAS:
Nasceu em 354 em Tagaste, pequena cidade da Numidía,no norte da África.
Filho de Mônica e