pdde
Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. As comunidades se caracterizam pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Um dos fatores principais é potencialização e a criação de comunidades virtuais e é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, e promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.
As comunidades permitem não só uma aproximação regional, como global. O ser humano apresenta uma necessidade natural de interacção. Antes das comunidades virtuais geralmente as pessoas estavam limitadas às comunidades locais onde vivia. Assim, de certa forma, as interacções eram impostas, havendo dificuldade em escolher com quem se quer interagir. Uma consequência era também a anulação de alguns interesses uma vez que não existia com quem os partilhar.Com as comunidades virtuais existe total liberdade de escolha das comunidades onde se pretende estar, permitindo e potenciando todo o tipo de interesses, sendo que em todo o mundo será mais fácil encontrar quem apresente interesses equivalentes. O local deixa de ser uma limitação passando a ser também um ponto de interesse, uma vez que normalmente existe o interesse de conhecer novas culturas.
Criação
A criação de uma comunidade deve ser objeto de uma reflexão prévia, permitindo delimitar os seus objetivos. É necessário, nomeadamente , que o tema unificador da comunidade seja complementar aos objetivos do site. Um síte de ferramentas terá, por exemplo, todo o interesse em criar uma comunidade de amantes e bricolagem.
Limites
A comunidade são construidas graças a uma apropriação do espaço de discussão ou de todo o site pelos membros. No entanto, este fenomeno de apropriação