Óptica Geométrica
Instituto Federal do Tocantins
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus de Paraíso do Tocantins.
Aluna: Karoline da Costa Mota
Série: 2° ano Curso: Informática MI
Professor: Vítor Hugo Gomes Sales
Componente: Física
Introdução
Este trabalho abordará o tema Óptica Geométrica e os principais conceitos que o envolvem (luz, raios de luz, meios de propagação da luz, fenômenos ópticos, refração, absorção, etc), explicando de forma clara e objetiva.
Paraíso do Tocantins, 23 de janeiro de 2012.
Óptica Geométrica
Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.
Conceitos Básicos
Luz
A luz, ou luz visível como é fisicamente caracterizada, é uma forma de energia radiante. É o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão.
A luz que percebemos tem como característica sua freqüência que vai da faixa de 4.10¹4 Hz (vermelho) até 8.10¹4 Hz (violeta). Esta faixa é a de maior emissão do Sol, por isso os órgãos visuais de todos os seres vivos estão adaptados a ela, e não podem ver além desta, como por exemplo, a radiação ultravioleta e infravermelha.
Raios de luz
São a representação geométrica da trajetória da luz, indicando sua direção e o sentido da sua propagação. Por exemplo, em uma fonte puntiforme são emitidos infinitos raios de luz, embora apenas alguns deles cheguem a um observador.
Representa-se um raio de luz por um segmento de reta orientado no sentido da propagação.
Feixe de luz
É um conjunto de infinitos raios de luz; um feixe luminoso pode ser:
Cônico convergente: os raios de luz convergem para um ponto;
Cônico divergente: os raios de luz divergem a partir de um ponto;