OPTICA GEOMETRICA
Podemos representar uma fonte puntual como um ponto do qual emergem raios isotropicamente em todas as direções (Figura 2.1). Um objeto extenso pode ser representado como um conjunto de fontes puntuais.
Figura 2.1 Fonte Puntual
Define-se o índice de refração de um meio material como n = c/v [2.1] este número puro, mede quantas vezes a velocidade num meio é menor que no vácuo.
Quando a luz encontra uma interface entre dois meios ocorrem os fenômenos de reflexão e refração. Isto é parte da luz não consegue cruzar a interface retornando ao meio de origem (dando origem ao raio refletido - Figura 2.2) e parte da luz cruza a interface (dando origem ao raio refratado - Figura 2.3). Para ir de um ponto a outro, a luz (raio) segue o princípio de Fermat (mínima ação = menor tempo), como consequência disto, os ângulos formados entre o raio incidente e a normal, e o raio refletido e a normal são iguais. Por outro lado, o ângulo formado entre o feixe incidente e a normal e o raio refratado e a normal seguem a lei de Snell: ni