Óptica Geométrica
Óptica Geométrica
MANAUS
2012
JOÃO VALÉRIO DE OLIVEIRA NETO
Óptica Geométrica
TRABALHO COM OBJETIVO DE APROVAÇÃO NA MATÉRIA FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL ANGELO RAMAZZOTTI
ORIENTADOR: PROFESSORA VALÉRIA MENEZES
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
A física por muitas vezes é vista como algo distante, de difícil compreensão pelos alunos. Na verdade, a física é a matéria que mais se aproxima do mundo pelo qual o aluno vive, as contas e equações assustam os leigos, mas na verdade elas são uma tradução das interações que percebemos no nosso universo.
Neste trabalho a prioridade é estudar e estruturar os demasiados aspectos da “óptica Geométrica”.
CONCEITOS BÁSICOS
Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu a partir da publicação da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luz era formada por um feixe de partículas.
Define-se luz como sendo o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais.
A Luz é uma onda eletromagnética e sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 3,0 x 105.
A óptica é dividida em:
1) Óptica Geométrica: Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.
2) Óptica Física: Estuda a compreensão da natureza física da luz e fenômenos como interferência, polarização, difração, dispersão entre outros.
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três:
Propagação Retilínea da Luz: Em um meio homogêneo e transparente a luz se propaga em linha reta. Cada uma dessas "retas de luz" é chamada de raio de luz.
O princípio da propagação retilínea da luz pode ser verificado no fato de que, por exemplo, um objeto quadrado projeta sobre