contabilidade comércial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclusão 9
4 REFERÊNCIAS 10 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata algumas definições conceituais da importância da contabilidade na tomada de decisões de uma entidade através de balanço patrimonial e DRE, informando também os princípios fundamentais para a sobrevivência e crescimento da empresa. O mesmo enfatiza métodos de estoque e controle de mercadorias e deduções de impostos para a obtenção da receita liquida.
O trabalho visa ainda a importância da matemática financeira para aquisição de conhecimentos na área contábil, buscando destacar as operações financeiras.
2 DESENVOLVIMENTO
ENTIDADE
A Contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil. Exemplificando, o dinheiro que existe na caixa registradora da empresa pertence à mesma, pois se um dono de um comércio qualquer pegar dinheiro no caixa, o mesmo tem que ser registrado como um empréstimo, para não misturar pessoa física com a jurídica.
CONTINUIDADE
Para a Contabilidade, a entidade é um organismo vivo que irá viver (operar) por um longo período de tempo, até que surjam fortes evidências em contrário. Ao constituir uma empresa seus sócios devem ter um pensamento que a mesma vai operar por tempo indeterminado, permitindo assim registrar os fatos contábeis, as transações contábeis a valores de entrada, ou seja, o preço registrado no momento da transação, e não a valores de saída.
COMPETÊNCIAS
As despesas e receitas de cada exercício contábil devem ser contratadas para operação do resultado obtido pela entidade em cada exercício. O registro de despesas e receitas deve ser feito com base no fato gerador e não quando ocorre o efetivo pagamento ou recebimento, respectivamente. A empresa no final do exercício obtém um resultado,