escola das relações humanas
Salvador / BA
19/07/2013
Gestão de Empreendimentos de Engenharia
Resumo da Escola das relações Humanas
Salvador / BA
19/07/2013
Escola das Relações Humanas
A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), nos Estados Unidos, num período marcado pela resseção econômica.
Surgiu através dos resultados de pesquisas obtidos na fábrica Western Electric Company localizada em Hawthorne. Essa pesquisa foi desenvolvida por Elton Mayo ( fundador do Movimento de Relações Humanas), sendo um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Escola das Relações Humanas é o grande contraponto às teorias de Taylor e Fayol, por afirmar que o trabalho é uma atividade grupal e que os indivíduos têm motivações não econômicas (psicológicas) para o trabalho.
A teoria das Relações Humanas só ganhou expressão após a morte de Taylor, a partir do início da década de 30.
A partir da Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofreu uma verdadeira revolução conceitual, transferindo a ênfase do pensamento administrativo dos processos (Taylor) e da estrutura (Fayol) para as pessoas que trabalhavam na organização.
Os principais fatores da origem da teoria das relações humanas são:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
Desenvolver as ciências humanas, especialmente a psicologia e a sociologia.
As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
Pressuposto da teoria das Relações Humanas
Com a criação das Relações Humanas um novo tipo de linguagem começa dominar o mundo