Escola de relações humanas
Sistemas de Informação – 2º Período / Noturno / Turma A
Administração - Escola de Relações Humanas
BELO HORIZONTE
Outubro de 2011
ÍNDICE Introdução 3 A Origem 4 A Experiência de Hawthorne 4 Comparação Teoria Clássica da Administração 5 Críticas à Teoria das Relações Humanas 6 Principais Características 7 Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10
Introdução
Em paralelo com a crise de 1929 surge nos Estados Unidos a Teoria das Relações Humanas criada por um australiano chamado Elton Mayo, através da experiência de Hawthorne que consistia em testes que abordavam o comportamento e a integração do funcionário ao ambiente em que este desenvolvia suas atribuições. A Escola de Relações Humanas muda o conceito da definição de operário, migrando este termo para funcionário, substituindo o Homem Maquina, para um humano com sentimentos, vontade própria e de grande valor para empresa, sendo uma chave para o sucesso.
A Origem
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo Economicus o trabalhador passou a ser visto como Homo Social.
As três principais características desses modelos são: * O ser humano não pode ser