Brasil
João Bittar/MEC
Crianças na biblioteca da Escola Municipal Reitor João Alfredo (PE)
Crianças na biblioteca da Escola Municipal Reitor João Alfredo (PE) Itens relacionados
PNAD 2012: Cai o percentual de pessoas sem instrução
Escolas de Curitiba recebem técnicas de programas do livro
Governo brasileiro investe no desenvolvimento da cultura digital
O ponto forte das bibliotecas públicas brasileiras são os programas de promoção do livro e da leitura. De acordo com o Estudo sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas públicas do Brasil, conduzido pela Fundação Pensamento Digital (2013), ações para preservação de memória e estímulo a escritores também se destacam nos serviços prestados.
O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), articulado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC), é composto por centenas de ações, projetos, programas e políticas governamentais e da sociedade civil. A modernização de bibliotecas é uma das ações em destaque.
Para o Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB/FBN/Minc), Fabiano dos Santos Piúba, a biblioteca pública moderna deve funcionar como um dínamo cultural. “No Brasil, este conceito ainda é pouco presente. O perfil da maioria das bibliotecas públicas municipais ainda é crítico em relação à ampliação e atualização de acervos, ações de extensão comunitária, programação cultural, acessibilidade, conexão à internet, competências e formação de seus gestores e funcionários e de projetos de promoção de leitura”, afirmou.
A DLLLB e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBC) são responsáveis por efetivar ações como a implantação, construção e modernização de bibliotecas em parceria com estados e municípios. O PNLL, articulado pelos ministérios da Cultura e Educação, fornece as diretrizes políticas para as ações do setor.
Na prática,