métodos tradicionais e histórico crítico na pedagogia
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 - INTRODUÇÃO
O trabalho ora apresentado foi desenvolvido com o objetivo de conhecer os aspectos da brinquedoteca, sua importância e a aplicabilidade de suas atividades, bem como sua influência ao longo de toda a vida escolar das crianças, uma vez que é através desse espaço lúdico que a maioria delas desenvolve seus conhecimentos e aprendizados do conteúdo a elas aplicados.
A criação de Brinquedotecas no Brasil por volta de 1934, surge com o objetivo de ampliação das oportunidades de acesso das crianças a jogos, brinquedos e brincadeiras, relacionadas aos aspectos educacionais.
O surgimento da Brinquedoteca amplia o nível de oportunidades para a criança brincar e a visão do resgate do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização na infância, considerando que é notório, ainda na contemporaneidade, a não valorização do brincar enquanto situação de aprendizagem.
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia, e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.
Construindo esse conhecimento através do lúdico, a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem mais prazerosa. Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997, 150).
Desta forma, podemos concluir que a brinquedoteca é um espaço fundamental no desenvolvimento cotidiano infantil, sendo indispensável para que