Pedagogia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo enfatizar a função da escola e o papel do professor na leitura do método tradicional e no método histórico-crítico diante da sociedade.
Para lecionar o profissional tem que adotar uma didática, ou seja, uma maneira educativa e instrutiva para desenvolver o seu trabalho, essas didáticas são diversas, variam de acordo a área em que se vai atuar. O neologismo dessa didática está vinculado a uma nova forma dos educadores pensarem a educação, sendo necessário muito esforço, estudo, experimentações, coragem para inovar, divergir, arriscar e assumir desafios. Portanto, sua aplicabilidade com êxito, depende indubitavelmente do compromisso dos educadores em aprofundar seus conhecimentos teóricos e criarem condições necessárias como, nova forma de planejar e aplicar os conteúdos e as atividades escolares, almejando um ensino significativo, crítico e transformador.
O educador, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, pode suscitar transformações na conscientização dos discentes e demais colegas, chegando até aos condicionantes sociais, tornando o processo ensino-aprendizagem em algo realmente significativo, em prol de uma educação transformadora, que supere os déficits educacionais e sociais atuais.
Dessa forma é de primordial importância que professores conheçam as tendências pedagógicas, para que estes possam construir conscientemente a sua própria trajetória político pedagógica. Pois, através destes conhecimentos poderão propor mudanças, transformando a prática educativa em uma ação efetiva para que o ensino consiga transpor as dimensões do espaço escolar.
DESENVOLVIMENTO
O papel da escola na construção do saber crítico do aluno consiste na perspectiva de construção de