Métodos pedagógicos
I - INTRODUÇÃO
A formação é um conjunto de métodos e de técnicas cuja finalidade é facilitar a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saber-fazer, o desenvolvimento pessoal, a evolução dos comportamentos. Cada um tem a sua ideia dos métodos pedagógicos em função da sua experiência. Na realidade, verifica-se muitas vezes que o conhecimento dos métodos e das técnicas se limita justamente à experiência que cada um tem deles.
A escolha do método tem muitas vezes um papel decisivo no resultado da formação. Alguns são mais eficazes do que outros para determinado público. Uns também são mais dispendiosos que outros daí esta descrição sintética dos principais.
De acordo com Alain Meigrant, em A Gestão da Formação, agrupámos esses métodos em cinco categorias: os métodos afirmativos; os métodos interrogativos; os métodos de descoberta; os métodos activos e os métodos diversos.
II - OS MÉTODOS AFIRMATIVOS
Estes métodos têm em comum basear-se na transmissão de um saber constituído do formador ao formando.
1. A EXPOSIÇÃO a) Objectivos
Transmissão de conhecimentos.
b) Características
É a forma mais clássica do curso magistral (também chamado curso ex cathedra). É uma apresentação feita pelo formador a um grupo mais ou menos numeroso, à procura de conhecimentos. O formador pode apoiar-se na apresentação de documentos (quadros, maquetas, audiovisuais). A exposição pode ser acompanhada de perguntas feitas pelos participantes (exposição-debate).
c) Vantagens
Possibilidade de chegar simultaneamente a um grande número de pessoas.
Possibilidade de síntese num tempo relativamente curto do estado de uma questão (que os formandos levariam muito tempo a procurar numa documentação).
Possibilidade de insistir no que é importante (o que o formando nem sempre distingue facilmente quando trabalha sozinho).
Possibilidade de transmitir uma motivação (se o formador for bom). Possibilidade de fazer intervir uma vedeta que não