MÉTODOS DE LIDERANÇAS
felipe weigel
Gilnei dos Santos
Orientador: pROF. jEFERSON cUNHA
canoas
1ºSEMESTRE/2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o papel do líder é cada vez mais importante na sociedade, pois de certa forma todos os setores exigem pessoas capazes de liderar.
Estudos comprovam que existem diversas formas de liderar, pois o exercício da liderança está diretamente ou por vezes até indiretamente ligado a personalidade do líder em si.
Alguns acreditam que liderança é algo que nasce de berço, já outros entendem que a personalidade de liderança pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo. Através de algumas pesquisas baseadas em autores renomados no quesito liderança e algumas entrevistas, faremos algumas análises de como o líder pode influenciar ou não dentro das organizações e sociedade. O que torna o indivíduo um líder? Temos ainda por objetivo traçar um comparativo sobre o perfil dos entrevistados com os tipos de lideranças existentes, avaliando quais as vantagens e desvantagens de cada perfil e o que pode ser melhorado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na fundamentação teórica serão abordados inicialmente alguns conceitos de liderança que mostram o que as organizações e funcionários esperam do líder. Os estilos de lideranças citados são teorias que estudam os comportamentos do líder em relação aos seus subordinados e as habilidades que são característica e atitudes essenciais ao líder para conquistar a confiança das pessoas da equipe que coordena. Vários autores apresentam diferentes teorias sobre liderança e a motivação para mostrar que as pessoas poder ser estimuladas, cada uma à sua maneira.
2.1 Conceitos de liderança
Segundo Chiavenato (2004), a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de dominação ou controle, onde a função do líder era estabelecer e fazer cumprir